Tratamento Humanizado

Humanizar significa adoçar; civilizar; suavizar; tornar-se humano; compadecer-se (Fonte: Dicionário Aurélio)

“É o tão falado olhos nos olhos que humaniza o tratamento. É ele que permite a troca, o cuidado e o crescimento mútuo entre quem cuida e quem é cuidado. Em um atendimento humanizado todos saem ganhando independente do resultado final, porque nele o amor ao humano prevalece em sua mais nobre essência”.

(Por Marcela Alice Bianco – Membro do Comitê de Saúde Mental da Abrale)

Um atendimento humanizado é aquele que considera a união entre a qualidade do tratamento técnico e a qualidade do relacionamento que se desenvolve entre paciente, familiares e equipe.

Estamos recebendo um atendimento humanizado quando:

  • O tratamento é baseado na ética profissional;
  • O tratamento é individualizado, ou seja, considera a pessoa como um todo e não a classifica de maneira generalista em função do seu diagnóstico ou quadro geral;
  • O cuidado é realizado com empatia por todos os membros da equipe que recebe esse paciente, dando-lhes atenção e acolhimento integral tanto ao paciente como sua família;
  • Existe uma escuta atenta e diferenciada, com a presença de um olhar sensível para as questões humanas;
  • A comunicação é eficiente e permite a troca de informações levando em consideração o estado emocional do paciente e da família;
  • O atendimento transmite confiança, segurança e apoio;
  • A estrutura física atende às necessidades de cuidado e tratamento.